domingo, 27 de julho de 2014

7 dicas para amenizar as cólicas do bebê.


1. Amamente o bebê no seio

Leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Além disso, ajuda a diminuir os gases, já que ele fermenta menos que os leites artificiais ou de vaca.

Amamentar no seio também não exige que o bebê tenha que abrir muito a boquinha, como acontece com o bico da mamadeira. Assim ele engole menos ar, diminuindo os gases e as cólicas.

2. Faça o bebê arrotar
Quando o bebê arrota os gases causadores das cólicas são expelidos do estômago pela boquinha. Isso ajuda a diminuir as dores. Segure-o na vertical, com a cabecinha apoiada em seu ombro e dê tapinhas leves nas costas dele.

3.  Mamãe, cuide da sua alimentação
Muitas coisas que as mães comem são transmitidas aos bebês através do leite. Por isso é fundamental que quem está amamentando não descuide da alimentação. Você sabia que há alimentos, que embora sejam nutritivos, podem alterar o sabor do leite ou causar desconforto ao bebê? Couve-flor, cebola, brócolis e repolho são alguns deles.

Já leites e seus derivados são possíveis causadores de alergias no bebê. Alimentos com cafeína, como o chocolate, aumentam a produção de serotonina que pode resultar em aumento dos movimentos intestinais do recém-nascido. Leguminosas também não são recomendadas por aumentar a produção de gases. Converse com um especialista para tirar todas as dúvidas sobre alimentação e a influência dela sobre seu bebê.

4. Deixe que o bebê fique de bruços

Ficar com a barriguinha para baixo ajuda a aquecê-la, isso alivia a dor. Redobre a atenção enquanto o bebê permanecer de bruços, a posição pode dificultar a respiração. Só deixe deitadinho desta forma enquanto um adulto estiver ao lado dele.

5.  Faça o bebê se movimentar


Não é porque eles não andam que não podem se movimentar. Flexione as perninhas dele contra o peito e faça movimentos como se ele estivesse pedalando. A ação irá ajudar a liberar os gases que causam desconforto e dores.

6. Cuide para que o bebê fique quentinho

O frio aumenta a intensidade das cólicas nos recém-nascidos. Tome cuidado para que o bebê não fique desprotegido. Deixe-o bem enroladinho em cobertores, vale até uma bolsa de água quente por perto. O calor faz o corpo relaxar e alivia a tensão no tubo digestivo.

7. Faça massagem no abdômen


Para facilitar a movimentação intestinal, faça massagens no abdômen do neném. O ideal é movimentos circulares no sentido horário. Além disso, o calor das mãos da mamãe ajuda a diminuir a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário