quarta-feira, 16 de julho de 2014

9 Regras para visitar um recém-nascido.


Com o nascimento da Sarah presenciei muita coisa chata em relação a algumas visitas feita a ela, como nunca queremos passar por "chata" deixei passar... Mas aqui vai algumas dicas importantes para quem pretende visitar um recém- nascido.
 
1. Evite apertões

Muitas pessoas exageram no ‘carinho’ e acabam dando pequenos apertões na bochecha, beijos e toques não muito delicados nas mãozinhas das crianças. O que elas não sabem é que essas atitudes são inadequadas, pois podem trazer problemas ao recém nascido, como incômodo e até fraturas.

2. Faça uma visita curta

A primeira visita na maternidade deve ser limitada aos parentes próximos, como o pai, avós e irmãos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê. Antes de aparecer, ligue e combine o horário. É elegante não ficar muito tempo.

3. Lave as mãos apropriadamente

Não se esqueça dos cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e os braços (até a altura dos cotovelos) antes de chegar perto da mãe e do bebê é imprescindível para minimizar a contaminação por vírus e bactérias

4. Se estiver doente, não vá

Se estiver com resfriado, gripe, conjuntivite ou qualquer outra doença infectocontagiosa, suspenda a visita. A ideia de que “eu não vou chegar perto, nem segurar a criança” não basta. Como o sistema de defesa do organismo da mãe e do bebê estão fragilizados, não é adequado arriscar.

5. Desligue o celular


No momento da visita, a pediatra do HC orienta amigos e familiares a desligar os celulares. A coordenadora da UTI do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, Filomena Mello, acrescenta que o barulho dos telefones móveis são como “britadeiras” para as crianças e causam estresse nos pequenos.

6. Não use flash

Cautela também com as câmeras fotográficas e filmadoras. “A luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo”, diz Vera Lúcia. E só quem é mãe de recém-nascido sabe o trabalho que pode dar fazer o filho dormir.

7. Evite aglomerações


“As visitas devem ser organizadas para não formar uma aglomeração em volta do bebê. Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar estresse ao recém nascido”, acrescenta a especialista do Hospital das Clínicas.

8. Não fume – nem mesmo antes da visita

Nem pense em fumar. E a restrição vale para horas antes da visita. Segundo o pneumologista Joaquim Rodrigues, as substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e mãos dos fumantes. Os resíduos que permanecem são tão prejudiciais quanto a própria fumaça. O contato do bebê com o material tóxico o expõe a uma probabilidade dez vezes maior de adquirir uma pneumonia aguda e ao aparecimento de um fenômeno chamado de hiperresponsividade brônquica – uma resposta exagerada do pulmão desencadeada quando a criança tem uma maior sensibilidade a infecções respiratórias – como bronquite, rinite e otite.

9. Não pegue nas mãos do bebê

Bebês, de modo geral, vivem com as mãos na boca, por isso, é melhor evitar ficar pegando nelas, para que não tenha risco de que elas se sujem e o bebê acabe pegando alguma doença por conta disso.

(Fonte: Delas)

o que acharam meninas? eu adorei! será que dá pra imprimir e colar na porta de casa rs.

Beijos.
Elizania Rodrigues :)

3 comentários:

  1. Gostei de todas as dicas, é importante frisar que isso não é frescura...é questão de cuidado, saúde e bom senso!!!

    ResponderExcluir
  2. Muita besteira! Geralmente as mães frescas são as que tem filhos que mais vivem doente do nada. Antigamente visitava-se crianças e não tinha tanta frescuras. Hoje o povo acha que o filho é patrimônio seu. Fazemos filhos para o mundo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, quem respeita, segue as dicas com carinho!

    ResponderExcluir