quarta-feira, 5 de agosto de 2015

10 dicas sobre escovação de dentes nos bebês:



1- Utilizar escova infantil desde o nascimento do primeiro dentinho.
2- Antigamente acreditava-se que a água fluoretada protegia as crianças das cáries e não se utilizava pasta com flúor pelo risco do bebê engolir e ter fluorose (alteração que consiste em manchas brancas nos dentes permanentes).
3- Com a alta incidência de cáries na faixa etária que utilizava pasta sem flúor , buscou-se uma solução que resolvesse este problema sem causar outro.
4- Hoje já temos uma dose considerada SEGURA, ou seja, que proteja os bebês das cáries e não cause fluorose em caso de ingestão . Já é consenso mundial e recomendado pelos principais órgãos competentes na área.
5- A pasta de dente deve ser COM FLÚOR. Procurar pastas infantis que contenha, flúor na concentração entre 1000 e 1100ppm.
6- Respeitar a quantidade de acordo com cada faixa etária- Entre seis meses e dois anos (0,05g): quantidade equivalente a MEIO GRÃO DE ARROZ CRU, duas vezes ao dia (manhã e noite).
-Entre dois e quatro anos (0,1g): quantidade equivalente a UM GRÃO DE ARROZ CRU, duas vezes ao dia (manhã e noite).
-Acima de quatro anos (0,3g) quantidade equivalente a UMA ERVILHA BRASILEIRA, em todas as escovações.
7- A escovação deverá ser feita por um adulto e é de sua responsabilidade colocar a quantidade correta de pasta na escova e deixar fora do alcance das crianças.
8- Nas outras escovações do dia utilizar água/pasta sem flúor. O bebê pode treinar a escovação com escova+água.
9- Tudo isso tem embasamento cientifico da Academia Americana de pediatria e odontopediatria, ABOPREV e Sociedade Brasileira de Pediatria.
10- Ficou em dúvida? Tá Achando isso que eu disse uma maluquice? Procure um odontopediatra atualizado.

Fonte- SOS Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário