segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Engatinhar

Mamãe quero engatinhar!



Desde pequeno o bebê deve ser estimulado com brinquedos coloridos e sonoros (nada barulhento demais).
Aos 4 meses eles começam a virar e até rolam no berço
Entre 6 a 10 meses inicia-se o aprendizado - engatinhar. Mas não se preocupe se a princesinha demorar. É normal. Não recomendo o andador. Em 2013 a Justiça proibiu a venda de andadores. E no mesmo ano o Inmetro testou dez marcas que foram reprovadas.
As reprovadas são: Angel, Burrigotto, Chicco, Cosco, Dardara, Divicar, Galzerano, Hércules, Philpoo e Baby Siclos 

Registro aqui minha experiência.
Maria Clara começou a engatilhar aos 7 mês (se não estou enganada) e quando gestante eu ganhei de presente um andador (usei apenas uma vez). Por medo! Ela ganhava impulso e se atirava contra os móveis. Optamos em não usa-lo. Como ela ficava aos cuidados da avó paterna (voltei a trabalhar após a licença maternidade) meu marido teve a ideia de comprar um chiqueirinho. Uma escolha acertada. Foi nele que ela aprendeu a andar.

Dicas:

  1. Bebês amam brincar com a barriguinha. Coloque de bruços e deixe explorar o chão. Eles ganham firmeza e com isso sustentam a cabeça, olham ao redor e ganham controle sobre o corpo.
  2. Mesmo que seja importante sentar a princesinha limite esse tempo. Estimular movimentos faz com que ela fique pronto para engatinhar.
  3. Ajude o bebê a desenvolver formas nas costas. Encoraje a criança a olhar para cima mostrando brinquedos. Isso ajuda a fortalecer pescoço e ombro.
  4. Certifique-se que seu bebê esta pronto para engatinhar. Conseguir se sentar vai deixa-la mais confiante para se movimentar com os quatro membros.
  5. Considere a idade do seu bebê. Se tiver 6 meses ou mais vai conseguir engatinhar.
  6. Encontre um espaço confortável e seguro. Utilize roupas como pijaminhas para facilitar a locomoção.
  7. Espalhe brinquedos próximos a princesinha.
  8. Conheça o limite do bebê. Quando começar a chorar ou se mostrar frustada não force.Tente novamente outro dia. Isso é natural.
Você pode utilizar o famoso tapete mágico (grande e grosso) ou lençol. Não esqueça os brinquedos.



Ou se preferir use o chiqueirinho. Vai te auxilar no dia-a-dia. Enquanto você cozinha a princesinha fica brincando. Você fica tranquila e evita acidentes domésticos. 
Porque criança engatinhando é cuidado redobrado.

Mamães tem alguma dica? Deixe seu comentário!

Fonte: FantásticoCrescer, Folha de São Paulo



2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas, a Ester também engatilhar com sete meses e com dez começou a andar,eu sou super contra o andador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Élica. Também não recomendo o andador.

      Excluir