quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Você sabia que a amamentação emagrece?


Amamentar emagrece porque o corpo gasta muita energia para produzir o leite materno, mas para que a jovem mãe realmente emagreça ela não deverá exagerar no consumo de alimentos doces ou ricos em gordura e deverá amamentar o bebê exclusivamente nos seus primeiros 6 meses de vida.
Amamentar emagrece em quanto tempo

Amamentar emagrece num período de 3 a 12 meses após nascimento do bebê. A Organização Mundial da Saúde preconiza a amamentação exclusiva por pelo menos 6 meses, mas quem puder deve amamentar o máximo de tempo possível pois são inúmeros os benefícios para a mãe e para o bebê.

Mulheres que amamentam com exclusividade, perdem mais peso ao longo de 12 semanas após o parto quando comparadas com mães dão leite em pó, mesmo com uma ingestão maior de calorias e pouca atividade física.

Na gravidez, as mulheres acumulam reservas em torno de 100-150 calorias por dia, e muitas vezes no final da gestação ocorre excesso de peso. Após o nascimento do bebê, o organismo da mãe está preparado para produzir leite materno, mas nem sempre ela consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite que o bebê ingere. Se estiver amamentando, o organismo irá retirar da gordura acumulada na gravidez para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva, ou seja, se todas as calorias que o bebê estiver consumindo forem de origem materna, a quantidade retirada da mãe maior será. Assim, se a mãe parar de amamentar precocemente, conserva as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno. A mãe, então, vai manter o peso ganho na gravidez e demorará mais tempo para voltar ao peso que tinha antes de engravidar.
Amamentar emagrece quantos quilos por mês

Amamentar emagrece uma média de 2 quilos por mês, nos casos de amamentação exclusiva.  Estudos demonstram que as mulheres que amamentaram de 6 a 12 meses apresentam os menores índices de massa corporal e tendem a ser mais magras do que as que amamentaram parcialmente ou não amamentaram.

A produção de leite é uma atividade tão intensa que exige da mãe cerca 600 a 800 calorias e 16g de proteína por dia, o que equivale a meia hora de caminhada moderada. Isso auxilia no retorno mais rápido à forma física e peso anterior à gravidez. No entanto, é necessário ter atenção redobrada com a alimentação e com a prática de atividade física. O organismo da mãe exige mais energia para fabricar o leite, sendo muito comum nessa fase, a mulher sentir mais fome. Por tudo isso, os cuidados com alimentação devem continuar durante este período: orienta-se fazer 6 refeições por dia garantindo o fornecimento adequado de energia, proteínas, cálcio, vitaminas, fibras e ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, evitando sempre  o álcool, cafeína, doces e frituras.
 
Benefícios da amamentação
Além da perda de peso mais rápida, a amamentação traz muitos outros benefícios à mulher, tais como:

   - Contribui para o controle do sangramento uterino pós-parto, facilitando o retorno do útero ao tamanho normal, evitando hemorragia e anemia;
   - A longo prazo, diminui a ocorrência de diabetes, câncer de mama, útero, ovário e osteoporose;
   - Ajuda a evitar uma nova gravidez;
   - É econômico, prático e conveniente pois durante 6 meses de vida, é o alimento adequado ao bebê, estando sempre pronto e na temperatura ideal.

Fonte- Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário