terça-feira, 11 de novembro de 2014

E agora? Ela vai pra creche!




Olá, mamães!

Quando a Maria nasceu não cogitei para de trabalhar (até queria)
E após a licença maternidade ela ficou aos cuidados da avó paterna (dos cinco meses aos dois anos).
Com dois anos foi matriculada em uma escola privada. 
Na época não me atentei e não busquei informações suficientes sobre como proceder para ter a vaga da creche pública. 
Com isso, obviamente meu recurso foi a escolinha privada. Visitei na época 4 escolas.
As dúvidas me assolaram. O medo de deixar minha filha na mão de estranhos, também!
Vou explicar melhor, na época a Maria estava na lista de espera (seu número era o 152) e precisava de uma escola para ontem. Minha sogra precisava cuidar da saúde.
A opção foi buscar uma escolinha com preço e qualidade compatíveis ao meu orçamento.

Se você busca uma escola ou creche ideal saiba que ela não existe.
Se até nós não conseguimos nos dedicar em tempo integral, não espere isso da creche ou escolinha.

Acredite a criança pode gostar ou não do novo ambiente
A adaptação da Maria foi um pouco traumática. Não é pra menos, rotina diferente, ambiente e pessoas e não pude dar suporte a minha filha (acredite um trauma pra mim).
Estou superando e isso ficou como uma lição valiosa.
Por isso, acompanhe a adaptação da sua filha em qualquer instituição de educação.
A sua pequena volta diferente, cheia de novidades. Cantando, fazendo gestos, falando outras palavras, assimilando cores e objetos, etc.

Vão mentir de leve ou não depende do local e dos profissionais (ninguém vai te contar tudo que ocorreu naquele dia, né?).
Por isso, fique atenta! Observe o comportamento do bebê. Observe birras e choros.

Esta comprovado. As crianças ficam mais doentes nos primeiros meses. 
Mas melhora. Não descuide da vacinação e alimentação.
Não se esqueça de informar a escola sobre alergias e restrições alimentares do sua princesinha. 

Saiba mais:
Embora não seja obrigatório matricular as crianças de até 3 anos, a vaga nas creches é um direito previsto em uma lei que regula a Educação nacional, é a chamada Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
 Procure a creche mais próxima a sua casa e inscreva sua filha (o). Para não ficar muito tempo na fila de espera por uma vaga, procure as instituições com o máximo de antecedência - antes mesmo de a criança nascer.
Creches públicas funcionam 5 dias por semana, durante quatro horas por dia, mas recomenda a expansão desse horário conforme as necessidades. O ideal é que as creches atendam 12 horas, das 6 às 18, por exemplo, pensando no horário de trabalho dos pais. Antes, as creches não paravam de funcionar no período de férias. Mas em 2013 o Ministério da Educação autorizou o recesso nesse período.
(Essas informações foram retiradas do site - educarparacrescer.abril.com.br)

O que observar na visita a uma escolinha ou creche pública.


  1. Observe se as instalações, as salas de aula devem ser amplas, organizadas, iluminadas e limpas.
  2. Segurança é essencial - observe se há produtos de limpeza ou produtos perigosos ao alcance das crianças (devem estar em armários adequados e fechados), veja se a parte elétrica esta longe, as janelas precisam ter tela de proteção,  e verifique se há extintores de incêndio no local.
  3. Professores e berçarista (que ficam com os bebês) devem ser qualificados, não basta o profissional monitorar o seu filho, ele tem que ensinar atividades adequadas de acordo com a idade.
  4. Pergunte sobre as atividades que a creche oferece.
  5. Visite várias creches/escolinhas antes de escolher uma, questione e tire todas as dúvidas (leve tudo anotado em um caderno).
  6. Peça para visitar todas as áreas disponíveis que a creche oferece, caso não deixem você visitar, desconfie.
  7. Verifique se o lugar é alegre, se as crianças estão felizes, caso o lugar estiver muito calmo e silencioso, é sinal que a creche não oferece muitas atividades educacionais.
  8. Pergunte sobre o local onde a criança vai dormir, se as crianças dormem separadas ou em grupos.
  9. Após escolher o local faça a adaptação.
  10. Alimentação – observe o cardápio. Fique atento se é preciso levar ‘lanchinho’ ou pagar taxas extras ou se está tudo incluso.
  11. Não há regra mais o ideal é que cada professor/berçarista cuide de seis a oito crianças de até 2 anos, de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 até 6 anos. 
  12. Verifique se há banheiro com vasos sanitários pequenos.
  13. Veja como é feito o controle de entrada e saída da criança. Você não quer que sua filha saia da escola/creche com estranhos, não é?
Espero que as informações ajudem vocês.
Deixe seu comentário, sugestão, dicas...

Diana

8 comentários:

  1. Gostei muito do post,Diana. Inscrevir a Ester e estou esperando a vaga,mais estou cheia de medo ainda.bjos

    ResponderExcluir
  2. Isso é natural todas ficamos. Por isso, é essencial que você conheça o lugar, os funcionários e participe do cotidiano da escola ou creche. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Di. É importante sempre atentarmos para os detalhes. Não sou mãe ainda, mas, como professora, sei o quanto é importante a maneira que a criança começa sua vida escolar. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju. E como é importante esse acompanhamento. Beijos!

      Excluir
  4. Minha experiência quando deixei minha filha na creche foi traumático. Ela foi para creche com 1 ano e 9 meses. O primeiro dia ela ficou chorando e eu sai chorando mais ainda. Foi uma semana de adaptação onde eu pegava ela mais cedo. Depois de uns 15 dias +- ela se acostumou mas também foi ficando muito doente. Na verdade eu me arrependo muito de não ter saído do serviço para ficar com ela. É um tempo que não volta mais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdinéia, conheço bem esse sentimento. Mas fica como lição, né? Beijos e Deus abençoe!

      Excluir
  5. Olá me chamo Tay tenho uma princesa de 1 ano e ela irá em janeiro pra creche pública, to com muito medo pois ela tem algumas manias e tenho medo dela não se adaptar, de ficar doente por ela estar longe de mim, somos muito apegadas rs, alguma dica pra ajudar rs amei todas as dicas e ja anotei todas! Ah eu fui na escolinha e todas as mães falam super bem de lá mas o medo continua, as instalações são impecáveis, os profissionais excelentes mas não como nós mães né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay. Procure fazer esse desapegando deixando a pequenas alguns minutos com pessoas de seu convívio. Como avós, tios (as), madrinhas, etc. Fico feliz que tenha anotado as dicas e que tenha pesquisado a escolinha buscando informações do local. Beijos.

      Excluir