sábado, 5 de setembro de 2015

O que é essa tal de estomatite?


A estomatite é uma infecção viral muito comum em crianças a partir de 1 ano. Consiste em
lesões aftosas disseminadas na boca/garganta, acompanhadas de febre e dor local. É, principalmente, causada pelo herpes virus tipo 1( HSV1) ou coxsackie virus. A transmissão se dá pelo contato com pessoas contaminadas. Não é uma infecção perigosa, porém é chaaaata demais. A boca do bebê fica dominada por feridinhas: face interna das bochechas, "céu da boca", língua, gengivas, etc... É um horror!! E ainda vem um febrão junto! A criança fica extremamente incomodada, chorosa e, obviamente, não quer comer nada. O que podemos fazer para ajudar?? Infelizmente não há um remédio para tratar e curar a estomatite. A doença dura entre 7-10 dias e podemos tomar medidas paliativas para a dor e desconforto.

1- Hidratação é fundamental: como a criança não aceita os alimentos porque dói, capriche nos líquidos de temperatura natural e não-ácidos. Refeições de consistência pastosa e sem temperos fortes também ajudam. Sempre deixe a temperatura mais para fria.
2- Analgésicos e antitérmicos em caso de febre.
3- Higiene bucal durante a infecção é essencial, pois pode haver coinfecção por fungos e o quadro fica mais prolongado.
4- Muuuuita paciência! Atenção:
avise seu pediatra em caso de aftas no bebê
Fique de olho na quantidade e coloração do xixi das crianças: em caso de pouco xixi e cor mais concentrada, procure o hospital mais próximo.
Existe outra infecção viral conhecida como "mão-pé-boca". É parecida, mas não é estomatite.
 Não mandar a criança para escola durante a infecção.

Fonte: Sos Pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário