sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sinéquia Vaginal: Será que sua filha tem?



A sinéquia (ou aderência) dos pequenos lábios é uma situação frequente (2-5%) nas crianças do sexo feminino antes da puberdade (sobretudo entre os 3 meses e os 6 anos), em que ocorre fusão dos pequenos lábios entre si (em redor do orifício externo da vagina), formando uma estreita membrana brilhante, que se pensa ser devida aos baixo níveis de estrogénios que são próprios desta idade, inflamações locais ou contacto com substâncias irritantes. A sua gravidade ou extensão é muito variável, desde uma fusão quase completa, embora permaneça sempre um pequeno orifício o que permite a passagem da urina, até casos mais ligeiros em que apenas se verifica fusão ao longo de 30-50% do comprimento total dos pequenos lábios.

Trata-se duma situação geralmente assintomática, que não motiva habitualmente qualquer problema urológico ou ginecológico, sendo quase sempre detetada numa observação de rotina pelo médico assistente ou pelos próprios pais (mais frequentemente ao mudar a fralda).

Muito raramente podem ocorrer infeções urinárias, irritação local ou perdas de urina (relacionadas com a retenção de pequenas quantidades de urina que ficam retidas dentro dos pequenos lábios e são expelidas depois da criança ter urinado normalmente). Não tem no entanto qualquer implicação na vida futura das raparigas, não afetando o normal desenvolvimento sexual ou fertilidade. Várias outras patologias devem no entanto ser excluídas quando se observa uma alteração dos genitais externos (por exemplo hímen imperfurado).

O tratamento, se indicado, deve ser conservador (cremes locais – lubrificantes ou contendo estrogénios - ou descolamento feito com pomada anestésica), uma vez que mesmo os casos não tratados habitualmente resolvem espontaneamente durante a puberdade, provavelmente em relação com o aumento dos níveis de estrogénios. Além disso a separação dos pequenos lábios pode ser dolorosa e recidivar (reaparecer) várias vezes até à idade da primeira menstruação.

Um comentário:

  1. A Pomada mais comum que é usada e a Premarin, mas não fabricam mais. Então o medico receitou Estriol e resolveu a situação da minha filha. Por isso é importante consultar o medico e ver qual é melhor usar.

    ResponderExcluir