terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Como higienizar a genitália das meninas



Durante o banho do bebê de sexo feminino, assim como no masculino, a mãe irá utilizar apenas água e sabonete infantil. Um medo comum dos pais é agredir a vagina durante a higiene. “Não há possibilidade de danos no hímen por causa da lavagem”, afirma o ginecologista obstetra José Alcione Macedo Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência.

No banho, a mãe pode utilizar as mãos limpas para higienizar a genitália da filha. “Com os dedos afaste os grandes lábios e lave a região normalmente. Não tem que ter medo de limpar, mas também não deve ser feito com força”, afirma Aquino. Esfregar com força pode retirar a camada natural de proteção da pele.

Nunca utilize sabonetes íntimos nas meninas e procure secar as pequenas com pano ao invés de papel. “O tecido do algodão é mais macio e o papel invariavelmente tem produtos químicos", diz Almeida. É importante que após o banho seu bebê fique bem sequinho para evitar fungos, micoses, entre outros problemas.

Nos primeiros dias de vida, a genitália da menina pode expelir um pouco de sangue, é a chamada pseudo-menstruação. “Isto é normal e a recomendação é limpar o local da mesma forma. Depois de poucos dias o sangramento passa”, afirma Aquino.

Quando a menina estiver maiorzinha e começar a tomar banho sozinha é importante instruí-la sobre algumas questões. “Assim como era quando os pais davam banho, é importante ensinar a pequena a abrir os grandes lábios da vagina e limpá-la, se isto não for feito a menina irá tomar banho e continuar com os detritos na genitália”, orienta Almeida. É interessante que a mãe acompanhe a higiene da filha a fim de checar se ela está fazendo corretamente.

A troca de fraldas das meninas


Assim como a dos meninos, a troca de fraldas das meninas deve ser feita com algodão, água morna filtrada e um pouco de sabonete infantil caso esteja muito sujo. O lenço umedecido pode ser utilizado apenas em situações de emergência, como durante a troca em um passeio. “O uso excessivo de lencinho ou sabonete infantil tira a camada de gordura natural da pele”, explica o pediatra Victor Nudelman, diretor clínico do Hospital Albert Einstein.

O algodão deve ser passado no sentido da vagina para o ânus e descartado depois de utilizado uma vez. “Se você faz na direção contrária está levando restos de fezes para a vagina e a uretra. Este contato pode causar uma infecção urinária”, observa Aquino.

Na hora de higienizar a genitália afaste delicadamente os grandes lábios e passe o algodão com água. Faça a limpeza sem medo, pois assim como no caso do banho não há o risco de lesionar o hímen. Porém, não faça a higienização com força e nunca utilize hastes flexíveis. “Elas podem perfurar o hímen”, diz Fernandes.

Após a limpeza seque bem o local, preferencialmente com um pano, para evitar fungos ou assaduras. A pomada pode ser utilizada ou não, isto irá depender da recomendação do pediatra. Caso vá passá-la tenha algumas precauções. “Passe uma fina camada na genitália externa, bumbum, em volta do ânus, onde a fralda encosta e estiver vermelhinho. Não passe dentro da vagina”, diz Freitas.

Troque a fralda imediatamente após a bebê fazer xixi ou cocô. “Quando a criança urina na fralda e ela fica molhada por um tempo provoca uma inflamação em toda a região que entrou contato com a urina”, conta Almeida.

Fonte: http://bebe.abril.com.br/

Um comentário: