sexta-feira, 20 de março de 2015

Desmame.

Oi gente tudo bem? A novidade da vez é que Sarah não mama mais :(
Desde que comecei com a introdução alimentar com a Sarah, as mamadas foram diminuindo. Cada semana diminuia uma, até que ela ficou mamando só a noite e por fim não procurou mais! Ela se alimenta super bem, come frutas, legumes, verduras, arroz, caldo de feijão e outras coisas. Acho que o desmame tem que ser algo natural, tem que respeitar o tempo do bebê e da mãe. Sarah mamou até quase 10 meses, mas isso vai depender de cada criança,  cada uma tem um tempo! Para as mães que precisam interromper a amamentação deixo algumas dicas.

Antes de tudo
Lembre-se de que a recomendação básica é que a criança seja alimentada exclusivamente no peito até o sexto mês de vida, quando acontece a introdução de frutas, papas e sucos.

O que observar
Você perceberá que, quando o bebê passar a receber alimentos sólidos, ele começará a pular algumas mamadas naturalmente. Preste atenção também aos seus sentimentos de mãe: você deve estar confiante para dar esse passo, ou transmitirá insegurança à criança.

Como tirar
A ajuda do pai e dos avós é fundamental para conseguir fazer o desmame: quando a criança pedir o peito antes de dormir, por exemplo, a mãe deve sair do campo de visão dela e deixar que uma dessas pessoas a acalme, embalando-a e oferecendo uma mamadeira. Outra dica é que, nessa fase, a mãe evite segurar o bebê usando uma roupa em que o leite tenha vazado. “Ele sente o cheiro dos respingos e tem vontade de mamar. Ao trocar a roupa, esse fator de atração diminui”

Por fim, converse, sempre. Explique que o leite está acabando, que a criança está crescendo e que poderá tomá-lo na mamadeira ou no copinho. Mesmo sendo pequena, ela tem capacidade de compreensão. Só tome cuidado para não fazer comparações com outras crianças nem criar um contexto negativo.

Depois dos 2 anos, quando já está se alimentando bem, é comum que a criança faça o peito de “chupeta”, ou seja, ela pede quando precisa se acalmar ou dormir – e não porque está com fome. Com essa idade, ela sabe puxar a blusa da mãe e costuma vencer pelo cansaço. Em casos assim, seja firme, converse bastante e vá reduzindo as mamadas um pouquinho por dia, até parar completamente.

Se o desmame precisar acontecer antes dos 2 anos – seja porque a mãe vai voltar a trabalhar, porque o filho começa na escola ou porque a mulher não se sente mais confortável para amamentar uma criança um pouquinho maior –, não precisa haver sentimento de culpa. A mãe tem que estar convicta para passar a segurança necessária.   

Quando pedir ajuda
Em geral, a situação é preocupante apenas quando o bebê, com mais de 6 meses, recusa-se a comer e só quer mamar no peito. A partir dessa fase, a criança ainda precisa do leite materno, mas também deve ingerir os nutrientes presentes nos alimentos sólidos, como frutas, carnes, verduras e legumes. Por isso, nesses casos, procure o pediatra para uma orientação direcionada. As mães que sentem muita dificuldade em romper o vínculo com o filho, por diversas questões emocionais, podem buscar apoio psicológico.

Dicas retiradas do site Crescer.

Um comentário:

  1. E quando a criança acontece de desmamar antes dos 6 meses??

    ResponderExcluir