quinta-feira, 12 de março de 2015

O nascimento dos dentes dos bebês.

Oi gente tudo bem? A novidade da vez é que Sarah não é mais banguela! Os dentes dela veio aparecer na metade dos nove meses, rasgaram dois inferiores e agora está rasgando um superior. Fiquei um pouco curiosa em relação quais dentes crescem primeiro, com quantos meses e como deve cuidar desses poucos dentinhos, pesquisei e vim compartilhar com vocês.

Existem bebês que chegam a nascer com algum dente. Assim como existem outros que têm que esperar até os 12 meses para aparecer algum dentinho. Os pais devem estar atentos à dentiçao dos bebês e informar ao pediatra qualquer alteraçao que exista. Quando um dente está para nascer, se pode observar um pequeno nódulo de cor pálida na gengiva do bebê.
Quando sairá o primeiro dente no bebê é uma das dúvidas de muitas mães. Geralmente os primeiros dentinhos aparecem à partir dos 6 meses. Os primeiros dentes do bebê são chamados de incisivo central inferior. Não é muito difícil de perceber quando os dentes do seu filho vão aparecer, o primeiro sinal é reparar na gengiva, ela fica mais inchada e avermelhada, o bebê também saliva mais que o normal, e ele fica bastante inquieto querendo morder tudo o que vier pela frente.
Isso acontece porque o bebê sente uma coceira incômoda na gengiva, então ele sente necessidade de morder alguma coisa, existem no mercado diversos mordedores para ajudar nessa fase dos dentes do bebê, inclusive tem mordedores especiais com água dentro, que no calor você pode deixar na geladeira e dar para o seu bebê morder, com o mordedor geladinho ajuda bastante a aliviar a coceira da gengiva do bebê.

Até os 3 anos de idade, de uma forma geral, a criança já terá 20 dentes de leite, que são os 10 dentinhos do maxilar superior e os 10 dentinhos do maxilar inferior.

Ordem de aparição dos dentes de leite:

Dentes incisivos inferiores
Entre os 5 e os 12 meses.
Dentes incisivos superiores
Entre os 7 e os 10 meses.
Dentes laterais superiores e inferiores
Entre os 9 e os 12 meses
Primeiros molares superiores e inferiores
Entre os 12 e os 18 meses.
Caninos superiores e inferiores
Entre os 18 e os 24 meses.
Segundos molares inferiores e superiores
Entre os 24 e os 30 meses.

Sobre a higiene bucal :
Assim que o primeiro dente apontar na boca, após cada alimentação (antes disso, não precisa limpar a gengiva porque ela não serve de fixação para as bactérias). Enquanto o bebê tiver apenas os dentes incisivos (superiores e inferiores da frente), a mãe deve passar, no local, fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada ou, ainda, uma dedeira. Quando nascerem os primeiros molares (os do “fundão”), por volta dos 14 meses, é obrigatória a introdução da escova de acordo com a indicação da idade na embalagem, pois esses dentes têm sulcos, que não são devidamente limpos de outra forma. O uso do creme dental também deve ter início nessa fase e o especialista deve orientar se o produto pode conter flúor ou não. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, não há controvérsias sobre o uso dessa substância antes dos 3 anos, já que ela é um fator fundamental para a prevenção da cárie. Mas deve-se conversar sobre a frequência e a quantidade adequadas. O indicado é o equivalente ao tamanho de um grão de arroz e, depois que seu filho tiver três anos, de uma ervilha. Não há comprovação científica que o fio dental evite cárie e os enxaguantes bucais (sem álcool) são indicados apenas para maiores de 6 anos e que já saibam cuspir sem engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário